top of page

Alfred Adler, Inferioridade e Compensação

Universidade de Brasília – UnB

Disciplina: Psicologia da Personalidade

Professora: Elisa Walleska Kruger Costa

Aluna: Tainá Ferreira do Nascimento

Matrícula: 14/0031774

Complexo de inferioridade é um termo criado por Alfred Adler, médico psiquiatra, para nomear sentimentos de incapacidade e insuficiência diante de determinadas situações de nossas vidas. Provavelmente, quem já passou ou passa por esse problema, sabe o quanto é difícil lidar, principalmente porque afeta a auto-estima e consequentemente as pessoas perdem a noção do seu valor pessoal. De um modo geral, isso acaba afetando os relacionamentos, a vida profissional, afetivo, familiar, dentre outros.

Muitos devem se perguntar, o que faz essas pessoas se sentirem tão incapazes diante de determinadas situações? Para Adler, o sentimento de inferioridade é mais evidente durante a infância, quando as crianças estão dependentes do outros, principalmente dos pais. Mas, pode se desenvolver em diversas circunstâncias da vida.

Para Adler todos os seres humanos são totalidades integradas dentro de um sistema social, pois o homem busca está em contato com outras pessoas, coloca o bem-estar acima do seu próprio interesse, isso faz com que sejamos orientados por meios externos. Ao criar alguns conceitos para a psicologia, ele coloca que todos nós adotamos um estilo de vida, que funciona como sistema pela qual nossa personalidade funciona, é a nossa singularidade.

Todos nós temos com meta em nossas vidas, a superioridade, algo inato, mas que varia de pessoa para pessoa dependendo do seu estilo de vida. “Superioridade é algo análogo ao conceito de self em Jung, ou ao princípio de auto-realização de Goldstein. É um esforço da personalidade no sentido de completar-se. É a força que arrasta para cima.” (Hall & Lindzey). Ou seja, todos buscam uma plena realização de si mesmo, a perfeição como fator motivacional, o poder.

Ser competitivo é algo que está dentro da nossa cultura, nos dá vida e força para alcançar nossas metas e necessidades. Porém, quando buscamos nossa superioridade pessoal de modo a dominar os outros, os efeitos de uma decepção podem desenvolver o que chamamos de “complexo de inferioridade”. Principalmente, porque a sociedade moderna despertou nas pessoas o medo de não serem aceitas por não estarem em determinados padrões impostos.

Segundo Alfred Adler, o sentimento de inferioridade pode desencadear um desejo compensatório de superioridade, dominação e poder que pode conduzir a alguma forma de sucesso pessoal. Mas, quando os indivíduos não conseguem desencadear esse desejo, tendem a adquirir comportamentos que dificultam sua vida pessoal e em sociedade. Muitas vezes mulheres deixam de sair porque ao ver outras mulheres se sentem feias, gordas. Indivíduos que desistem de determinadas coisas por sentir-se menos capacitado, ou até por apresentarem determinadas limitações físicas.

Analisando o contexto, é importante ressaltar que para Adler, “os sentimentos de inferioridade decorrem de um senso de imperfeição de alguma esfera da vida, e que esse sentimento não são indícios de anormalidade, são o caso de todo o melhoramento na vida humana.” afirma.

Portanto, é possível perceber que o complexo de inferioridade é derivado de situações desagradáveis vivenciadas em alguma parte da infância ou adolescência, sejam elas familiares ou fatores externos que afetaram o emocional desses indivíduos. Cabe a essas pessoas avaliar seu histórico de vida e tentar encontrar os resquícios que desencadearam a inferioridade. É preciso evitar se comparar com outras pessoas, pois cada um possui necessidades diferentes, valorizar tudo aquilo que conquista e principalmente, procure ajuda de um psicólogo especialista, pois se autoconhecer é o primeiro passo para se libertar do complexo.

REFERÊNCIAS

https://taniart.wordpress.com/2009/11/22/teoria-da-personalidade-conforme-alfred-adler/

http://sulla-salute.com/saude/saude-mental/complexo-de-inferioridade.php

http://antonioaraujo_1.tripod.com/psico1/portugues/competir/competir.html

http://www.rac.com.br/_conteudo/2014/09/especial/estilo_rac/209518-complexo-de-inferioridade-entenda-o-que-e-e-saiba-como-se-livrar-dele.html


Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page