top of page
Buscar

Teoria da personalidade por Freud

  • psicologiapersonal1
  • 5 de nov. de 2015
  • 5 min de leitura

Universidade de Brasília – UnB

Disciplina: Psicologia da Personalidade 1

Professora: Elisa Walleska Kruger Costa

Aluna: Jéssica Afonso Gonçalves

Turma : B

Matrícula: 13/0116165

O psicanalista Sigmund Freud nasceu em Freiberg em 1856, formado em medicina e especializado em tratamento para doentes mentais e criou uma nova teoria. E a partir dela Freud resolveu tratar seus pacientes.

Uma das teorias freudianas trata da estrutura da personalidade, em que baseada no primeiro momento dos seus estudos, o pai da psicanalise sugeriu uma divisão da mentalidade em consciente e inconsciente, em que ele configurou tal teoria como um iceberg em que a parte da porção consciente seria a parte visível do iceberg na qual é pequena e insignificante, uma visão superficial da personalidade. Porem a maior parte do iceberg é a submersa que é inconsciente o que seria responsável por todos os instintos, ou seja, a força que impulsiona todo e qualquer comportamento do ser humano.

Posteriormente Freud deu início ao estudo do segundo tópico da personalidade, dividindo em três estancias, o id, o ego e superego.

O id é o sistema original da personalidade, a matriz o qual se originam o ego e o superego, ele está diretamente relacionado à satisfação das necessidades corporais. Para Freud, ele age de acordo com o princípio do prazer.

O id representa o mundo interno da realidade subjetiva, não tendo conhecimento da realidade objetiva. Para atingir seu objetivo de satisfação, o id tem sob seu comando as ações reflexas e o processo primário, que envolve uma reação psicológica mais complexa.

Por outro lado, o ego é a segunda estrutura da personalidade freudiana e o mestre racional da personalidade. O ego controla o acesso à ação e decide que instintos serão satisfeitos e de que maneira. Ele é a porção organizada do id, e existe para atingir os objetivos do id e não os frustrar.

E por fim o superego que é a força moral da personalidade, obtida por meio da introjeção dos valores e padrões dos pais e da sociedade. As principais preocupações do superego é decidir se uma coisa é certa ou errada, para poder agir de acordo com os padrões morais da sociedade, inibir os impulsos do id, persuadir o ego a substituir objetivos realistas por objetivos moralistas; buscar a perfeição.

“O superego não busca prazer (como o id), nem a obtenção de metas realistas (como o ego), mas apenas a perfeição moral. O id pressiona por satisfação, o ego tenta adiá-la e o superego coloca a moralidade acima de tudo. ” (SCHULTZ, SCHULTZ)

Em sua teoria Freud tratou da ansiedade e dos seus mecanismos de defesa, para ele a ansiedade provoca tensão, motivando o indivíduo a tomar alguma atitude para reduzi-la, assim o ego desenvolve um sistema de proteção, mecanismos de defesa, que consistem nas negações inconscientes ou distorções da realidade.

Os mecanismos de defesa são diferentes tipos de manifestações que as defesas do ego podem apresentar, já que este não se defronta só com as pressões e solicitações do id e do superego, pois aos dois se juntam o mundo exterior e as lembranças do passado. Os mecanismos mais comuns são a repressão, a negação, a projeção, a regressão, a racionalização, o deslocamento e a sublimação. Que serão detalhados a seguir.

  • Repressão é quando o ser humano possui grande dificuldade em reconhecer seus impulsos que os levam sentir angústia ou a lembrar-se de acontecimentos passados traumáticos. Em situações limites, a repressão pode apagar não só a lembrança do acontecimento, mas também tudo que diz respeito ao mesmo.

  • Negação talvez possa ser considerada o mecanismo de defesa mais ineficaz, pois se baseia em simplesmente negar os fatos acontecidos à base de mentiras que acabam se confundido e na maioria das vezes contrariando uma à outra.

  • Projeção é o processo mental pelo qual as características que estão ligadas ao eu psíquico são gradativamente afastadas deste em direção a outros objetos e pessoas. Essas projeções tendem a deslocar-se em direção a objetos e pessoas cujas qualidades e características são mais adequadas para encaixar o material deslocado.

  • A regressão é o processo psíquico em que o ego recua, fugindo de situações conflitivas atuais, para um estágio anterior.

  • Racionalização é uma forma de substituir por boas razões uma determinada conduta que exija explicações, de um modo geral, da parte de quem a adota.

  • O deslocamento se manifesta na transferência, fazendo com que o indivíduo apresente sentimentos em relação a uma pessoa que, na verdade, lhe representa uma outra do seu passado. Deslocamento dos impulsos do id de um objeto ameaçador e indisponível para um outro substituto disponível.

  • Sublimação é uma forma de deslocamento, sendo o mais eficaz dos mecanismos de defesa, na medida em que canaliza os impulsos libidinais para uma postura socialmente útil e aceitável. A sublimação constitui a adoção de um comportamento ou de um interesse que possa enobrecer comportamentos que são instintivos de raiz.

Pode-se analisar alguns fatos ou acontecimentos que ocorrem em nosso cotidiano e encaixa-los em alguns aspectos da teoria de Freud. Recentemente a atriz Thaís Araújo sofreu ofensas racistas em comentários postados em sua rede social, por pessoas que certamente nunca a viram pessoalmente. E a resposta da atriz para todo esse desrespeito e falta de humanidade foi a seguinte, postada em uma de suas redes sociais: "É muito chato, em 2015, ainda ter que falar sobre isso, mas não podemos nos calar. Na última noite, recebo uma série de ataques racistas na minha página. Absolutamente tudo está registrado e será enviado à Polícia Federal. Eu não vou apagar nenhum desses comentários. Faço questão que todos sintam o mesmo que eu senti: a vergonha de ainda ter gente covarde e pequena neste país, além do sentimento de pena dessa gente tão pobre de espírito. Não vou me intimidar, tampouco abaixar a cabeça. Sigo o que sei fazer de melhor: trabalhar. Se a minha imagem ou a imagem da minha família te incomoda, o problema é exclusivamente seu! Por ironia do destino ou não, isso ocorreu no momento em que eu estava no palco do teatro Faap com o “Topo da Montanha”, um texto sobre ninguém menos que Martin Luther King e que fala justamente sobre afeto, tolerância e igualdade. Aproveito pra convidar você, pequeno covarde, a ver e ouvir o que temos a dizer. Acho que você está precisando ouvir algumas coisinhas sobre amor. Agradeço aos milhares que vieram dar apoio, denunciaram comigo esses perfis e mostraram ao mundo que qualquer forma de preconceito é cafona e criminosa. E quero que esse episódio sirva de exemplo: sempre que você encontrar qualquer forma de discriminação, denuncie. Não se cale, mostre que você não tem vergonha de ser o que é e continue incomodando os covardes. Só assim vamos construir um Brasil mais civilizado. A minha única resposta pra isso é o amor!"

A atitude de tais agressores, pode ser encaixada como algo recalcado no inconsciente desses indivíduos que se acham no direito e na obrigação de fazer mal a uma pessoa que não se conhece, achando estar protegido por uma tela de computador.

Porém a atriz Taís Araújo, pela sua resposta apresentada a cima ela agiu com o seu mecanismo de defesa descrito no texto, se encaixando na parte referente a sublimação, estudado e desenvolvido por Freud, isso fica explicito quando a interprete apesar de tudo adota um comportamento nobre, que seria ao contrário do instinto raiz, quando ela deseja amor e mais respeito a quem lhe ofendeu.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Destaque
Tags

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page